Marmoraria Uchoa

Blog

Como Limpar o Mármore e o Granito

Confira algumas dicas de como manter o brilho e aumentar a durabilidade do mármore e o do granito, sempre eliminando as manchas.

Principais cuidados:

O piso de mármore ou granito pode manchar ao entrar em contato com pregos, gorduras e café, por exemplo. O importante é procurar o fabricante para obter melhores informações sobre o material, antes mesmo de usar água sanitária, solventes, querosene, sapólio, ácido ou sabão em pó.

Para limpar diariamente os pisos de mármore e granito use cera líquida incolor ou um pano úmido em uma solução de água e detergente neutro, depois enxágue e seque. É indicado sempre varrer o piso, pois o pó tem facilidade de fixação em superfícies porosas.

Remoção das manchas:

Manchas amareladas e escuras – Prepare uma mistura de água com vinagre, em uma proporção de meio para um. Esfregue com uma escovinha e depois enxágue.

Manchas de ferrugem – Corte um limão ao meio e esfregue sobre a mancha, então passe um pano molhado e outro seco.

Manchas de gordura – Use benzia ou um pouco de gasolina, esfregando o local afetado e logo depois lave com água e sabão.

Manchas de café ou vinho – Primeiramente, tente retirar deixando um pouco de detergente neutro sobre a mancha por alguns minutos, caso não funcione, faça uma solução simples que contenha 500 ml de água e três colheres de Bórax (borato de sódio ou tetraborato de sódio), que deve ser esfregada na mancha e depois lavada.

Manchas de Tinta: Faça uma preparação de água oxigenada volume 20 e um pouco de amoníaco. Depois é só retirar com pano seco.

Manter o brilho do mármore:

Manter o Brilho do Mármore: Coloque sal e esfregue no local com a ajuda de um pano úmido, então é só limpar com um pano. 

Para maiores informações ou orçamento para estes serviços, entre em contato conosco. Caso suas pedras já estejam instaladas, faremos uma visita técnica de avaliação.

Helena Uchoa